Resultado da pesquisa

  • Várias técnicas são utilizadas para avaliar, tipificar e classificar carcaças de animais de interesse zootécnico, para fins de seleção de animais que apresentem as características desejadas, ou avaliar o produto gerado pelos animais destinados ao abate. Os métodos mais antigos e comumente utilizados são aqueles de aplicação mais prática e menos acurada, como as avaliações através do peso vivo ou escore corporal. No entanto, técnicas como a ultrassonografia, tomografia computadorizada, análise de vídeo imagem e scanning eletromagnético, vem sendo utilizadas para tornar as avaliações mais rápidas e acuradas, representando um progresso importante para produtores e para a indústria da carne.

    Fevereiro - v. 12, No. 2, p. In Press (2018)
  • A ocorrência de cálculo biliar em cães é rara, consistindo, geralmente, em achados acidentais. Os animais acometidos apresentam sinais clínicos inespecíficos ou mesmo podem ser assintomáticos. Todavia, dependendo da localização do cálculo, pode ocorrer obstrução total do fluxo biliar, e causar ruptura de vesícula ou ductos biliares. Os exames de imagem, como radiografia e/ou ultrassonografia abdominal, e sua correta interpretação são fundamentais para avaliação do sistema biliar. Objetivou-se com a presente revisão uma descrição das imagens radiográficas e ultrassonográficas características da colelitíase e coledocolitíase em cães.

    Ago. - v. 10, No. 08, p. 580-635 (2016)
  • Atualmente a pecuária de corte brasileira vive um bom momento comercial, consegue acesso a muitos mercados. Nosso país apresenta crescimento na produção de grãos e melhoria nas estruturas para exportação, ou seja, tudo vai bem. Mas, os pecuaristas devem evitar se acomodarem, e aproveitarem a estabilidade para melhorar seus produtos, incrementando tecnologia e qualidade na carne bovina. Este trabalho apresenta o resumo das informações importantes para a seleção animal a partir dos dados já obtidos através da técnica de ultrassonografia (US). Uma das formas de se realizar o aprimoramento do produto carne é promover melhoramento genético de bovinos de corte, nesse caso através da seleção dos bovinos para formação dos melhores rebanhos em relação as características de carcaça. Abordamos o volume da pecuária brasileira e local e seleção de bovinos: correlações genéticas, herdabilidades e rendimento de carcaça.

    Jul. 4 - v. 5, No. 27, p. Art. 1171-1177 (2011)
  • O objetivo do presente estudo foi avaliar os aspectos morfométricos, ultra-estruturais e histológicos das estruturas presentes nos ovários de fêmeas zebuínas. Foram utilizadas dez fêmeas bovinas. Nas fêmeas que foram sincronizadas, seguiu-se o protocolo convencional utilizado na técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Os ovários foram avaliados com auxílio do ultrassom antes da sincronização e no dia da cirurgia. No dia 0 do ciclo estral, dois animais foram ovariectomizados, sendo que os demais passaram pelo mesmo processo nos respectivos dias: D5, D11, D14 e D19. Na avaliação macroscópica todas as estruturas foram consideradas. Os ovários tiveram os seus eixos máximos aferidos. Para as técnicas de histologia todos os ovários foram processados e as lâminas avaliadas. Ao exame ultrassonográfico, constatou-se que a média do comprimento e da largura dos ovários não tiveram ampla variação, além de três dos animais terem apresentado corpo lúteo no ovário direito. Após a ovariectomia a mensuração do comprimento e largura dos ovários também foi realizada concluindo-se que não há uma diferença significativa entre a mensuração morfométrica das fêmeas em anestro e ciclando. Histologicamente, as estruturas encontradas nos ovários das vacas diferem-se somente pela quantidade de folículos primordiais. 

    Abr. 1 - v. 8, No. 07, p. 0697-0829 (2014)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões