Resultado da pesquisa

  • Esta revisão tem por objetivo abordar de forma sucinta os aspectos relacionados ao bem-estar durante o período de manejo pré-abate dos ovinos com ênfase na qualidade da carne. O manejo pré-abate corresponde à etapa final da criação dos animais, fase que antecede o abate. O manejo pré-abate inclui uma série de atividades, como: tempo de jejum, embarque, transporte, desembarque, alojamento nas baias do frigorífico, período de descanso, atordoamento e abate que necessitam ser realizados com bem-estar animal. Animais de produção que são manejados na ausência do bem-estar, podem ter a qualidade da carne afetada. Conclui-se que a ovinocultura no Brasil é carente de informações dos benefícios de um manejo com bem-estar. São necessários vários estudos e conscientização na cadeia produtiva de ovinos, relacionados com o comportamento e bem-estar animal.

    Junho - v. 11, No. 06, p. 538-645 (2017)
  • O complexo respiratório bovino (CRB), também conhecido como a febre do transporte, é de grande importância econômica para a indústria pecuária de todo o mundo. O controle da doença é complicado devido a essa enfermidade ter caráter multifatorial. Diferentes combinações de fatores como associação de microorganismos patogênicos, condições ambientais estressantes e animais imunologicamente susceptíveis, podem acarretar a doença e perpetuá-la no rebanho.

    Abril - v. 11, No. 04, p. 313-423 (2017)
  • O cromo é um mineral que só recentemente passou a ser suplementado para ruminantes, havendo ainda uma série de dúvidas quanto aos seus reais efeitos. Na década de 1990, foi reconhecido o potencial do Cr na nutrição de bovinos e suínos. Nos últimos cinco anos, trabalhos científicos têm mostrado a importância do Cr para bovinos, quando há estresse emocional, físico e metabólico, resultante da intensificação das práticas produtivas, que propicia uma maior susceptibilidade às doenças e alterações metabólicas. Assim, objetivou-se com esta revisão de literatura, discutir alguns trabalhos científicos recentes referentes à suplementação de Cromo para ruminantes como forma de reduzir os impactos das diferentes formas de estresse sobre o desempenho de bovinos.

    Jun. 1 - v. 4, No. 21, p. Art. 850-857 (2010)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões