Resultado da pesquisa

  • A atividade leiteira tem um importante papel na sustentabilidade das unidades de base familiar, tanto no autoconsumo como na geração de renda, no entanto é necessário que seja economicamente viável para evitar a saída do homem do campo. Os objetivos deste trabalho foram fazer um acompanhamento técnico em propriedades leiteiras com intuito de maximizar a produção de leite a pasto, melhorar a qualidade do leite através da adoção de Boas Práticas de Produção e tornar os sistemas de produção de leite sustentável. Foi aplicado um questionário com intuito de obter informações sobre infraestrutura da unidade produtora, manejo dos animais e traçar o perfil dos produtores. Além disso, as alunas vivenciaram a rotina da propriedade desde a ordenha das vacas até a comercialização do leite. Como resultados alcançados têm-se a capacitação dos produtores rurais em adquirir animais com aptidão leiteira, manejo nutricional e sanitário adequado e adoção de boas práticas de produção de leite. Um trabalho sobre a sustentabilidade do sistema de produção leiteiro no município de Bragança-PA é bastante relevante, devido à falta de tecnologia e aplicação de manejos impróprios, resultando em produtos lácteos com baixo valor comercial e sem qualidade.

    Janeiro - v. 12, No. 01, p. 139 (2018)
  • A produção de alimentos de formas não convencionais como a carne in vitro poderia, à primeira vista, ser de interesse popular, uma vez que poderia reduzir os prejuízos ao meio ambiente além de respeitar o bem-estar dos animais. No entanto, existem diversas barreiras e fatores limitantes que aparecem como obstáculos antes da produção em escala da carne in vitro. Ainda que a produção da carne in vitro pudesse responder e ultrapassar todos os questionamentos existentes, o grande desafio seria a aceitação pelos consumidores, a introdução de um novo hábito de consumo, o de consumir carne produzida em laboratório, esbarrando em questões éticas e culturais. Este estudo traz as principais dificuldades que podem ser enfrentadas para produção em escala da carne in vitro, além de uma pesquisa sobre o conhecimento e aceitação da população em relação ao consumo da mesma, sendo positivo o resultado encontrado.

    Setembro - v. 11, No. 09, p. 840-946 (2017)
  • Colagenases são um grupo de enzimas capazes de clivar a tripla-hélice do colágeno, não tendo ação sobre outro tipo de proteína. São obtidas a partir de uma vasta gama de fontes, tais como tecido animal e vegetal. Uma fonte promissora na atualidade é a partir de resíduos negligenciados do processamento do pescado, tais como vísceras internas (intestino). Esta revisão objetivou realizar um levantamento quantitativo da produção cientifica relacionada a colagenase do pescado, bem como dissertar sobre as principais características bioquímicas e aplicações industriais dessa protease, com ênfase nas colagenases extraídas a partir de organismos aquáticos. Dessa forma, através de análise do Scopus, no período de 1963 a 2016, foram detectadas 274 citações ao termo “collagenase fish”. A produção cientifica pertinente a colagenase do pescado está intrinsicamente relacionada a necessidade industrial de fontes alternativas dessas proteases colagenolíticas, devido sua extensa aplicação industrial, tais como nos segmentos alimentícios, biomédicos, terapêuticos e têxtil.

    Março - v. 11, No. 03, p. 207-312 (2017)
  • A busca por mudanças tecnológicas no setor agropecuário tem levado os países a montarem estratégias que proporcionem prosperidade e desenvolvimento no âmbito rural. No Brasil, padrões tecnológicos estão sendo planejados com a finalidade de colocar os produtos agropecuários em nível da qualidade mundial. A bovinocultura de leite é uma das atividades mais conhecida no âmbito da agropecuária. A adoção e viabilização da técnica de inseminação artificial (IA) exigem um número mínimo de animais em um rebanho para que haja retorno econômico adequado. O conhecimento do potencial produtivo de animais destinados à produção leiteira e dos fatores que interferem na expressão deste potencial são primordiais para que sejam delineados os objetivos finais desta exploração pecuária. É consenso entre a comunidade científica e os criadores que a técnica de IA é uma importante ferramenta para acelerar a evolução genética dos rebanhos. O estudo teve como objetivo avaliar o número de nascimentos de machos e fêmeas por monta natural (MN) e inseminação artificial (IA). A pesquisa é um estudo retrospectivo realizado através de levantamento de dados catalogados de uma fazenda localizada no município de Campo Maior-PI de 1998 a 2009. Os dados foram analisados através de média e desvio padrão. No período nasceram 121 (42,45%) machos de monta natural (MN) e 164 (57,55%) de inseminação artificial (IA); o nascimento de fêmeas por monta natural (MN) foi 126 (22,15 %) e 443 (77,85%) por inseminação artificial (IA); a média de nascimentos de machos e fêmeas por monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) foi de 10,08; 13,66; 15 e 32,41 com desvio padrão de 11,97; 17,05; 15,29 e 13,17. O nascimento de fêmeas por inseminação artificial (IA) foi superior ao nascimento de machos nascidos por monta natural (MN) e inseminação artificial (IA). A inseminação artificial se mostrou mais eficiente nos parâmetros reprodutivos analisados o que provavelmente terá reflexos positivos na produtividade da fazenda.

    Jun. 3 - v. 6, No. 22, p. Art. 1393-1398 (2012)
  • O surimi é carne de pescado, submetida a lavagens sucessivas, onde se eliminam gordura, sangue, substâncias odoríferas e proteínas solúveis em água, resultando em pasta branca, sem odor e sabor característicos de peixe, permitindo melhor aproveitamento do pescado e dos resíduos gerados pelo processamento. Entretanto, sua estabilidade durante o congelamento depende do uso de crioprotetores, que conferem menor perda de umidade durante a estocagem e no descongelamento. Testaram-se três formulações com misturas de três compostos crioprotetores para avaliar o que proporciona maior estabilidade ao surimi de matrinxã. A carne mecanicamente separada (CMS) foi submetida a três ciclos de lavagem em água gelada (0 a 5oC) e de pH ajustado para 7,0 (0,5% de bicarbonato de sódio), a fim de retirar as proteínas sarcoplasmáticas, lipídios e pigmentos heme. Para retirada do excesso de água, a CMS lavada foi submetida à pressão em prensa hidráulica. A capacidade de retenção de água (CRA) foi maior para o tratamento 3 (6% de sacarose, 6% de sorbitol e 0,5% de tripolifosfato), com 90,04%, indicando maior estabilidade do surimi de matrinxã sob congelamento. A SDS-PAGE revelou que a miosina de cadeia pesada foi muito mais suscetível à hidrólise do que a actina, sendo mais propensa à degradação proteolítica do que outras proteínas como actina, troponina e tropomiosina.

    Abr. - v. 10, No. 04, p. 271-355 (2016)
  • O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Medicina Veterinária realizado na Empresa Nacional de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – Campo Experimental Sucupira Assis Roberto de Bem (CES), localizado no Distrito Federal, cidade satélite Riacho Fundo II, na área de Reprodução Animal. Dentro das atividades desenvolvidas foi colocada em destaque a transferência de embrião in vivo em tempo fixo (TETF), onde a técnica tem como objetivo um maior aproveitamento de fêmeas doadoras, de alto valor genético e de um macho reprodutor, melhorando a dissipação de animais geneticamente melhorados além da preservação de animais em extinção.

    Set. 3 - v. 4, No. 31, p. Art. 917-923 (2010)
  • Os avanços tecnológicos para os seus diversos segmentos repercutem no aumento da produção animal, sendo que as biotecnologias reprodutivas e o melhoramento genético têm atuação direta na obtenção de maior número de animais de alta qualidade.As biotécnicas da reprodução são fundamentais no incremento da rentabilidade do agronegócio de pequenos ruminantes, sendo que a inseminação artificial e a transferência de embriões são tecnologias que conferem a maximização do potencial reprodutivo de  reprodutores e matrizes de alto valor zootécnico. Ressalta-se, ainda, a grande contribuição da criopreservação de germoplasma facilitando o intercâmbio Nacional e Internacional de material genético, além da preservação de raças nativas. Porém o uso de tecnologias reprodutivas deve ser bem avaliado quanto ao seu custo benefício, dentro de cada tipo de exploração, condições de estrutura e organização da propriedade e estar atentos ao estado sanitário e nutricional do rebanho, que são condições imprescindíveis para a implantação dessas biotecnologias.

    Set. 1 - v. 4, No. 29, p. Art. 905-910 (2010)
  • O epidídimo de aves é funcionalmente importante no transporte e maturação dos espermatozóides, na secreção e reabsorção dos fluidos e na remoção de espermatozóides degenerados. Em aves, esta estrutura não possui subdivisões anatômicas em cabeça, corpo e cauda, como ocorre em mamíferos. Há diferenças em relação à presença de microvilos relacionados com o transporte de espermatozóides entre as espécies avícolas.

    Jun. 1 - v. 4, No. 21, p. Art. 850-857 (2010)
  • As funções organizacionais são indispensáveis para a manutenção das atividades de qualquer instituição, não importando o tamanho, muito menos tipos ou características. Duas importantes funções que se relacionam intimamente com o desenvolvimento dos produtos e serviços são a de operações, e a de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Levando em conta o contexto apresentado, a pesquisa objetiva caracterizar a execução das funções de operações, pesquisa e desenvolvimento em uma organização associativa de pequeno porte. A metodologia consiste na revisão da literatura que aborda as funções de operações, pesquisa e desenvolvimento, gerenciamento de projetos, terceiro setor e economia solidária, além de aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado para a realização de uma entrevista em profundidade, tratando-se de uma pesquisa exploratória descritiva, tipo pesquisa diagnóstico, sendo predominantemente qualitativa. Dentre os resultados obtidos estão a percepção que a organização possui uma função de operações com dificuldades na movimentação fora da zona rural além de inexistência de utilização de computadores e Internet. Dessa forma a pesquisa aponta para dificuldade de movimentação de mercadoria por não se ter controle sobre os meios de transportes urbanos, e utilização de tecnologia antiga para o desenvolvimento de atividades. Uma das limitações para a realização da pesquisa é a dificuldade do encontro das atividades específicas de cada função organizacional devido ao tamanho reduzido da organização.

    Nov. 1 - v. 5, No. 40, p. Art. 1258-1263 (2011)
  • Esse artigo engloba uma revisão de literatura sobre o doce de leite pastoso, que é um derivado lácteo de alta aceitação sensorial, incluindo aspectos de qualidade como tecnologia de fabricação adequada, armazenamento e estocagem e susceptibilidade a contaminação por microrganismos, neste tópico, é feita uma abordagem geral acerca de microbiologia de alimentos, enfatizando, posteriormente o doce de leite.

    Fev. 2 - v. 4, No. 06, p. Art. 744-751 (2010)
  • O estudo de atividades agropecuárias e agroindustriais em regiões com economia diversificada é relevante pelo impacto desta produção no processo de desenvolvimento, contemplando realidades específicas e demonstrando como são produzidos seus principais bens agropecuários. Assim, objetivou-se desenvolver uma pesquisa, voltada à temática da inovação (mudanças tecnológicas) nas atividades agropecuárias e agroindustriais, com foco no setor avícola dos municípios da AMREC, no Sul de Santa Catarina. O estudo teve abordagem qualitativa, sendo a variável temporal limitada ao segundo semestre de 2013 e a amostragem não probabilística intencional. Com relação aos procedimentos, optou-se: a) pela realização de pesquisa bibliográfica sobre a temática; b) pesquisa de campo, tanto para coleta de informações junto aos expositores de uma feira agropecuária, quanto para coleta de dados com técnicos da CIDASC; e c) levantamento em documentos disponibilizado pela EPAGRI. Os resultados do estudo apontam que o crescimento da produção de aves na região tem atraído a atenção de algumas empresas. Contudo observou-se que as mesmas fabricam e ofertam equipamentos "de linha" e soluções tecnológicas ainda convencionais.

    Set. 1 - v. 8, No. 17, p. 2030-2172 (2014)
  • Out. 4 - v. 6, No. 35, p. Art. 1472-1477 (2012)
  • Leite fermentado é o nome genérico dado a produtos como: iogurte, leite cultivado, leite acidófilo, kefir, kumys e coalhada. Este nome se deve ao fato do leite ser inoculado com culturas iniciadoras de microrganismos ácido-láticos, que convertem parte da lactose do leite em ácido lático por meio da fermentação. A fermentação lática aumenta o prazo de validade do leite, inibindo o crescimento de bactérias patogênicas e/ou deteriorantes. Outras substâncias também são formadas no processo de fermentação, conferindo aos produtos características sensoriais desejáveis. Originalmente populares no Oriente Médio, os leites fermentados tiveram uma difusão mundial de seu consumo, principalmente a partir do desenvolvimento de produtos adicionados de ingredientes como frutas e aromatizantes. A relação destes produtos como alimentos funcionais, que visam benefícios à saúde, a simplicidade da tecnologia de fabricação, o preço acessível e o relativo elevado prazo de validade em relação ao leite, são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso destes produtos no mundo. Neste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o histórico, a importância, a composição, características  físico-químicas, a fabricação e os defeitos que podem ocorrer nos leites fermentados, com ênfase no iogurte e kefir. 

    Ago. 4 - v. 6, No. 27, p. Art. 1423-1428 (2012)
  • A Inseminação Artificial (IA) em ovinos é uma biotécnica reprodutiva que, combinada a outras biotécnicas, como indução / sincronização de estro e ovulação e tecnologia do sêmen, pode agregar valor à criação, por permitir o uso de reprodutores de elevado padrão genético, utilizar fêmeas fora da estação reprodutiva e padronizar os lotes dos produtos gerados. Este trabalho tem como objetivo apresentar os diversos tipos de IA, baseados no nível tecnológico da técnica e consequente forma de deposição do sêmen: vaginal, cervical ou intrauterina, quer seja via transcervical ou por laparoscopia. São abordados resultados comparativos de concepção, gestação, fertilidade e prolificidade, peculiaridades e influências, como status anatômico cervical de ovelhas, tipos de sêmen e concentrações espermáticas. Destaca-se também algumas implicações fisiopatológicas oriundas de técnicas transcervicais, como reações inflamatórias / infecciosas no trato reprodutivo, ou de técnicas laparoscópicas, a exemplo de regurgitação de conteúdo ruminal e acidose respiratória por pneumoperitônio. Assim, busca-se a compreensão de que, apesar da demanda por avanços científicos nas técnicas de IA, não se pode desconsiderar a necessidade de preservação do bem estar destes animais.

    Mai. - v. 9, No. 05, p. 195 - 251 (2015)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões