Resultado da pesquisa

  • Conforme demonstram vários estudos, a nutrição de cães hospitalizados é de extrema importância para a recuperação do paciente. Porém, infelizmente, muitas vezes esse aspecto é negligenciado na Medicina Veterinária. Assim, desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de esclarecer a importância da implementação de suporte nutricional adequado para cães internados e sua relação com os quadros clínicos mais comumente encontrados na rotina.

    Setembro - v. 11, No. 09, p. 840-946 (2017)
  • A obstetrícia é uma área da veterinária que estuda a reprodução da fêmea, investigando a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O ultra-som é um método seguro de diagnóstico não existindo efeitos deletérios a gestantes e fetos. Por meio da ultra-sonografia é possível um diagnóstico gestacional precoce, assim como monitoração das fêmeas gestantes, avaliação da viabilidade fetal e detecção de possíveis anormalidades da gestação e dos fetos, dentre outros. Neste sentido, nesta revisão serão discutidas a formação da imagem de ultra-som e a aplicação deste exame na obstetrícia animal. 

    Ago. 3 - v. 4, No. 27, p. Art. 893-898 (2010)
  • Os exames complementares por meio de imagens têm sido bastante empregados na medicina veterinária e se tornaram importantes no auxílio ao diagnóstico de diferentes patologias na clínica de pequenos animais permitindo ao veterinário estabelecer uma conduta de tratamento e um possível prognóstico dependendo do caso. O presente estudo teve por objetivos registrar o emprego de exame radiográfico na rotina de atendimentos em diferentes patologias; verificar a efetividade do exame radiográfico na abordagem do diagnóstico diferencial entre patologias e analisar a frequência de diferentes casos envolvendo o uso de exame radiográfico com os parâmetros de espécie animal, raça, sexo e idade que foram submetidos à avaliação radiográfica. O trabalho consistiu em um levantamento de casos oriundos de uma clínica veterinária na cidade de Manaus, sendo os dados obtidos a partir de fichas de avaliação clínica/cirúrgica de animais atendidos no período de 19 de agosto a 20 de outubro de 2010. De 516 procedimentos realizados na rotina do local de estudo em 32 casos (6,2%) houve a necessidade do emprego de exame radiográfico. De 32 casos analisados o exame radiográfico foi efetivo na condução do diagnóstico das patologias. Destes, 93,6% dos animais acometidos foram da espécie canina; 71% sendo animais de raça e destes 31,8% prevaleceu a raça Rottweiler; 64,5% foram machos e animais com idade de até dois anos (51,6%) foram os que predominaram. O exame complementar por imagem radiográfica é uma importante ferramenta no auxílio diagnóstico na rotina de uma clínica veterinária.

    Out. 2 - v. 5, No. 37, p. Art. 1238-1244 (2011)
  • Este trabalho teve como objetivo verificar e analisar as principais ocorrências post – mortem em eqüinos, asininos e muares abatidos em matadouro frigorífico exportador de Araguari – MG no período de 2004 a 2008. A pesquisa foi desenvolvida em Matadouro frigorífico exportador de Araguari através da análise dos arquivos contendo dados das patologias encontradas nos eqüinos abatidos. As patologias de maior ocorrência foram: brucelose, linfadenite, lesão supurada, lesão traumática e neoplasia. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva. A maior prevalência encontrada foi para lesão traumática com 1,886%, a linfadenite ocupou o segundo lugar com 1,193%, as outras patologias analisadas tiveram os seguintes valores: 0,896% para neoplasia, 0,540% para lesão supurada e 0,164% para brucelose.

    Set. 3 - v. 5, No. 34, p. Art. 1218-1223 (2011)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões