Resultado da pesquisa

  • Objetivou-se analisar a aplicabilidade de ferramentas de gestão em uma propriedade leiteira visando o levantamento e a correção de pontos falhos e, consequentemente, com as correções para maximizar o retorno produtivo e econômico. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado, contendo 549 questões, em uma propriedade leiteira localizada no município de Rio Branco, no Estado do Acre, em abril de 2022. As respostas foram adquiridas por meio de entrevista com o proprietário e observações do local e posteriormente compilados. Aderindo-se a matriz GUT os principais pontos fracos encontrados foram a má higienização dos tetos, a falta de adoção de suplemento volumoso no período seco e a falta de realização de exames rotineiros das doenças como brucelose e tuberculose. A partir do ranqueamento dos pontos fracos, foi realizado utilizando-se a brainstorming e a matriz GUT, estipulou-se qual ferramenta de gestão seria utilizada: PDCA, 5W2H e diagrama de Ishikawa em busca de bons resultados no sistema leiteiro da propriedade e o retorno econômico. Concluiu-se, que é possível adequar as ferramentas de gestão, tão utilizadas em outras atividades, à pecuária leiteira; podendo ser usadas de forma contínua para o gerenciamento ou de forma pontual no estabelecimento de um plano ou projeto.

    Outubro - v. 16, No. 10, p. 223 (2022)
  • Na atual conjuntura em que se encontra a pecuária leiteira da região amazônica, que é predominantemente agricultores familiares, baixa renda na atividade, e ainda escassez de estudos sobre o tema neste tipo de ambiente, o objetivo deste estudo foi analisar a aplicabilidade da ferramenta administrativa 5W2H como auxiliar nas correções e melhorias na produção de leite destes produtores. Os estudos foram realizados na região do Cone Sul do estado de Rondônia e tinham a produção de leite como principal atividade da propriedade. Foi realizado uma pesquisa descritiva, exploratória e quantitativa, com a observação direta das propriedades in loco, além de entrevista com os proprietários, realizando uma minuciosa pesquisa com intuito de descobrir falhas e problemas na produção de leite. Após o levantamento das falhas e problemas das propriedades assistidas, foi utilizada a ferramenta de gestão Matriz GUT, logo em seguida colocadas propostas de resolução utilizando a ferramenta de gestão 5W2H. Os resultados apontaram para o problema de escore corporal baixo, relacionados ao manejo de pastagens, como não adubação, adubação errada, seja com adubo químico ou resíduos e infestação alta de ectoparasitas no rebanho, sendo viável a utilização como ferramenta auxiliadora a 5W2H, demonstrando ser de fácil utilização, com boa aceitação entre os agentes envolvidos, trazendo um comprometimento e um retorno satisfatório, atuando como referência para sustentar as decisões e realização dos apontamentos. Percebeu-se que é possível identificar o uso das ferramentas de gestão para os problemas detectados na propriedade rural, visando uma orientação ordenada, e ainda, espera-se colaborar na extensão rural, por meio da geração de conhecimento e das técnicas que se mostraram eficientes.

    Março - v. 16, No. 03, p. 170 (2022)
  • Na indústria suinícola tecnificada, a gestão da informação deve ocupar papel central na tomada de decisões, envolvendo métodos gerenciais criteriosos, acompanhamento preciso das informações, implementação de correções e gestão de pessoas. Diante disso, o planejamento da produção, a definição da meta e o plano de ação são pontos de partida no gerenciamento. Portanto, a adequada gestão da atividade suinícola, requer levantamento de dados, para transformar em informação, para assim definir os objetivos, potencialidades com os recursos disponíveis. Nesta revisão, objetivou-se abordar as boas práticas na gestão da produção de suínos com vistas à sustentabilidade do negócio, melhoria da eficiência produtiva e da lucratividade, enfatizando conceitos importantes e suas aplicações práticas.

    Maio - v. 14, No. 05, p. 138 (2020)
  • Neste trabalho foi realizado um levantamento sobre os aplicativos móveis disponibilizados de forma gratuita e em língua portuguesa, voltados para a gestão no setor agropecuário e seu alcance. Para isto, foram realizadas pesquisas com palavras-chave nas lojas online Google Play e Apple Store, nas plataformas Android e iOS, respectivamente. O alcance foi estimado pelo número de downloads diretos para cada aplicativo móvel identificado. Foram encontrados trinta e cinco aplicativos móveis, destes, vinte e nove são pertencentes a empresas de iniciativa privada e seis oriundos de programas de esfera pública. A maioria dos aplicativos foi disponibilizada em 2017, denotando aumento da demanda no setor. Mais da metade dos aplicativos identificados são voltados para o setor de bovinocultura de corte ou leite, contudo, há indícios de uma potencial demanda para as demais categorias de aplicativos, indicada pelo alcance via downloads diretos. O comportamento observado nos dados é que aplicativos específicos tem alcance direto maior do que aplicativos genéricos de gestão. As ferramentas digitais vêm gradativamente conquistando espaço na produção animal, a internet mostra-se um excelente veículo para difundir informações técnicas geradas por pesquisadores e levá-las ao campo, atendendo à crescente demanda por informações técnicas e atuais em todos os segmentos da pecuária.

    Dezembro - v. 13, No. 12, p. 162 (2019)
  • Objetivou-se verificar e descrever os principais pontos fracos apresentados por um sistema de produção de bovinos de corte e organizar os aspectos relevantes que devem ser alterados para o aumento da produtividade através de ferramentas de gestão. Os dados coletados são resultados de uma propriedade, localizada em Acrelândia, Acre, no período de junho de 2019., sendo coletados a partir de um formulário semiestruturado, contendo 152 questões. As respostas foram obtidas por meio da observação, bem como por entrevista com o proprietário. Utilizando-se a matriz GUT, os principais pontos fracos encontrados, em ordem decrescente: animais doentes juntos ao sadios, ausência de controle do peso ao nascer e a desmama e escolha visual dos touros. Frente a análise dos fatores apresentados, torna-se favorável a aplicação de métodos de planejamento a curto prazo, permitindo maior eficiência econômica e produtiva de modo geral.

    Janeiro - v. 14, No. 01, p. 128 (2020)
  • Objetivou-se analisar a aplicabilidade de ferramentas de gestão em uma propriedade leiteira no estado do Acre, visando identificar os principais pontos fracos e propor soluções no intuito de minimizar perdas zootécnicas e econômicas. Os dados utilizados foram provenientes de uma propriedade, localizadas na região de Rio Branco-AC em maio de 2019, sendo coletados a partir de um formulário semiestruturado, contendo 549 questões. As respostas foram obtidas por meio da observação, bem como por entrevista com o proprietário. Utilizando-se a matriz GUT, os principais pontos fracos encontrados, em ordem decrescente, foram: alta infestação de carrapato, animais de alta produção não adaptados, não realizar exame de tuberculose e não realizar exame no touro de repasse. A partir destes resultados é possível identificar os principais gargalos e traçar metas para melhoria na propriedade.

    Novembro - v. 13, No. 11, p. 150 (2019)
  • Com a intervemção cada vez maior do homem sobre os ecossistemas, muitos são os riscos criados para a vida humana e dos animais. Assim, diversas situações exigem atitudes e responsabilidades por parte da sociedade, a partir do momento que o poder sobre a natureza torna-se mais evidente. Fica clara a necessidade de se especializar o conhecimento acerca de tais situações, o que tem forçado o desenvolvimento da especialidade de "medicina veterinária de catástrofes", uma vez que esse ramo de atuação é bem distinto de outras formas de atividades veterinárias. A medicina veterinária em catástrofes pode atuar de forma isolada ou ser paralela e complementar a outras, realizadas por organizações médicas de outros ramos, civis, públicas, ou não governamentais, devendo ser capaz de se articular com qualquer uma delas. 

    Outubro - v. 13, No. 10, p. 176 (2019)
  • Objetivou-se identificar os pontos fracos e fortes associados à qualidade do leite em propriedades de agricultura familiar, visando o levantamento e a correção de pontos falhos e, consequentemente, o aumento da produtividade e da rentabilidade. Foram analisados 20 sistemas de produção de leite, localizados na micro região Alto Rio Grande, sul de Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir de um formulário semiestruturado, contendo 97 perguntas, no período de março de 2016. Para definição dos pontos fracos uma equipe multidisciplinar utilizou a ferramentas de gestão brainstorming e, para ranqueamento, a Matriz GUT. Os principais pontos fracos encontrados, em ordem decrescente foram: alta contagem de célula somática (CCS) (células/ml), consumo restrito de volumoso, não realização de escrituração zootécnica, alta contagem bacteriana total (CBT) (UFC/ml) e ausência de assistência técnica nas propriedades. Para definição dos pontos fortes, a mesma equipe disciplinar, também utilizou a ferramenta de gestão brainstorming. Assim, os principais reconhecidos foram: possuir ordenhadeira mecânica, existência de energia elétrica, leite vendido in natura para o laticínio. A partir da avaliação dos resultados encontrados, torna-se possível a realização de um planejamento contendo plano de ação e metas a serem cumpridas no curto e longo prazo, permitindo a resolução dos problemas que causam ineficiência.

    Setembro - v. 11, No. 09, p. 840-946 (2017)
  • Objetivou-se avaliar a aplicação das boas práticas de fabricação (BPF) em uma agroindústria familiar de processamento de guariroba na cidade de Aurilândia/Goiás. O trabalho foi realizado em uma pequena unidade agroindustrial de processamento de Guariroba, na zona rural de Aurilândia, Goiás, durante o período de setembro a dezembro de 2015. Foi utilizada uma adequação da lista de verificação proposta pela Resolução da Diretoria Colegiada 275. A taxa de adequação do estabelecimento foi de 88%. A agroindústria de processamento de guariroba analisada apresentou condições positivas para realizar o processamento de alimentos para humanos. Conclui-se que a implantação das BPFs nesta empresa foi executada com sucesso, atingindo os objetivos propostos, observando o quanto é complexa a implantação na íntegra das BPFs e que há necessidade de melhorias constantes, utilizando-se as ferramentas da qualidade.

    Março - v. 11, No. 03, p. 207-312 (2017)
  • Qualidade é essencial para qualquer tipo de produção. Em se tratando da produção de alimentos de qualidade, esta inclui todos os estágios de processamento desde os ingredientes da ração animal e suas relações com a qualidade do produto final. Diante deste contexto busca-se fazer um estudo de controle de qualidade de ingredientes para ração animal, a fim de demonstrar que a qualidade do produto final se torna um diferencial importante na competitividade.

    Set. 1 - v. 4, No. 29, p. Art. 905-910 (2010)
  • Avanços na nutrição de ruminantes requerem novas estratégias de manipulação da fermentação ruminal para que os efeitos benéficos sejam aprimorados e os deletérios minimizados ou excluídos. Como estratégia tem-se o uso de aditivos alimentares, que ao serem adicionados ao alimento conservam, intensificam ou modificam suas propriedades, sem prejudicar o seu valor nutricional. A utilização de enzimas fibrolíticas na dieta de ruminantes tem apresentado resultados promissores, proporcionando melhorias na degradabilidade da fibra, índices zootécnicos e parâmetros ruminais. Objetivou-se abordar a utilização de aditivos em dietas para ruminantes, seus avanços nas últimas décadas e compilar resultados obtidos em estudos com enzimas fibrolíticas na nutrição de ruminantes

    Jun. 1 - v. 8, No. 11, p. 1283-1415 (2014)
  • Set. 4 - v. 6, No. 31, p. Art. 1450-1454 (2012)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões