Resultado da pesquisa

  • Consideradas como importantes ectoparasitas, as pulgas, nome conhecido popularmente, são encontradas em duas espécies: cães e gatos. Sendo a Ctenocephalides felis e Ctenocephalides canis presentes em todo o mundo. No Brasil causam problemas de saúde aos animais domésticos, também são resistentes à inseticidas comuns. Este artigo aborda a morfologia, ciclo biológico, controle e importância para a veterinária deste inseto.

    Julho - v. 16, No. 07, p. 186 (2022)
  • O presente estudo foi realizado por meio de questionário online com moradores da região sul de Palmas-TO. Buscou identificar a incidência de hemoparasitoses em cães e o nível de conhecimento dos participantes acerca das enfermidades. Ficou demonstrado que a maioria dos respondentes - jovens entre 18 e 25 anos (80,58%) com ensino médio completo (55,34%) e usuários frequentes de redes sociais - conhecem as doenças pesquisadas a partir do termo popular, “doenças do carrapato” (56,31%), e não de sua nomenclatura técnica, ou seja, hemoparasitoses (31,07%). O estudo teórico revelou que a erliquiose (9,71%) é prevalente em cães de área urbana, devido à maior ocorrência do parasita Rhipicephalus sanguineus nessas regiões.

    Janeiro - v. 14, No. 01, p. 128 (2020)
  • O Felicola subrostratus é um ectoparasita que causa pediculose especificamente em felinos e, apesar de ter distribuição mundial, sua ocorrência é incomum e pouco relatada. A pediculose pode se apresentar como uma das causas de prurido intenso em gatos, ocasionando dermatite, alopecia e infecções bacterianas secundárias, ou ainda, de forma assintomática, sendo os animais de pelos longos, os mais severamente afetados. O presente trabalho pretende relatar o primeiro caso diagnosticado de infestação por piolhos F. subrostratus em um criadero com 14 felinos em Jardim Sumaré, na Vila Rural de Igarassu, em Pernambuco, onde 12 gatos apresentaram sintomatologia variada e dois desses animais foram examinados e tiveram amostras de pelos coletadas para exame parasitológico, sendo confirmada a infestação. Foi instituído tratamento com 1 ml de Fipronil tópico para cada um dos 14 felinos contactantes e sete dias após aplicação do medicamento, os animais já apresentavam regressão do quadro clínico e ausência de ectoparasitas.

    Julho - v. 13, No. 07, p. 158 (2019)
  • A pediculose em gatos é incomum e pouco relatada. Existe uma altíssima especificidade de hospedeiro que facilita a identificação. Não sendo encontrado nenhum outro relato deste parasito no sul do estado do Rio de Janeiro (Quatis), que descreva a incidência de Felicola subrostratus nesta região do Brasil. Os sinais clínicos observados foram: Alopecias, tricorrexia, prurido intenso, irritabilidade, mudanças comportamentais, etc. Foi feita a identificação do parasito e o tratamento foi proposto, o qual foi bem-sucedido com a eliminação dos parasitos, e melhora dos sinais clínicos.

    Janeiro - v. 12, No. 01, p. 139 (2018)
  • domiciliados ou errantes provenientes do município de Apodi, Rio Grande do Norte. De janeiro a dezembro de 2008, 110 cães foram examinados para presença de ectoparasitos. Os parasitas foram coletados manualmente, conservados em álcool 70ºGL e identificados com auxílio de microscópio e estereomicroscópio. A infestação por carrapato acometeu 47 cães (55,9%), sendo mais frequente o parasitismo pelo Rhipicephalus sanguineus que parasitava 44 cães (52,4%), seguido por R. microplus (2,4%) e Dermacentor nitens (1,2%). As infestaçõe mistas acometeram 22 cães (26,2%), sendo mais frequente por R. sanguineus e Ctenocephalides felis (14,3%). Dos animais parasitados, C. felis foi a única espécie de pulga identificado neste estudo, parasitando 15 cães (17,8%) do total de animais examinados. A espécie de piolhos encontrados foram H. spiniger em infestações mistas com R. sanguineus e C. felis. Os resultados indicaram que os animais estudados são importantes hospedeiros de ectoparasitos que podem atuar como vetores de vários agentes infecciosos para outros animais e para humanos.

    Abr. 2 - v. 4, No. 14, p. Art. 802-808 (2010)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões