Resultado da pesquisa

  • Em tumores mamários, é comum alterações inflamatórias, causadas principalmente em neoplasias que metastatizam. Este trabalho tem por objetivo avaliar a concentração de Proteína C Reativa, correlacionada as alterações de proteínas totais e albumina em cadelas com carcinoma ductal in situ e demonstrar as alterações hematológicas encontradas. Foram utilizadas 13 cadelas diagnosticadas com carcinoma ductal in situ, triados pelo exame citopatológico e confirmado pela histopatologia. Conclui-se que a PCR é uma proteína de fase aguda que se eleva independente das proteínas totais e albumina e as alterações hematológica são de pouca relevância para o diagnóstico de carcinoma ductal in situ.

  • As lesões no miocárdio são de difícil diagnóstico e podem ser confundidas com outras enfermidades, portanto é importante a associação de diferentes métodos diagnósticos para a conclusão. Na medicina humana as troponinas são reconhecidas, há vários anos, como biomarcadores sensíveis e específicos na identificação de lesões miocárdica. As troponinas cardíacas são expressas exclusivamente pelo miocárdio e liberadas para circulação logo após uma injúria no músculo cardíaco. Essa revisão teve como objetivo abordar os diferentes tipos de troponinas, dando enfoque a sua aplicabilidade e comportamento como marcador de lesão tecidual em animais. Constatou-se se que o uso da troponina I cardíaca (cTnI), como biomarcador de injuria cardíaca, foi validada para o uso diagnóstico em diferentes espécies animais e é capaz de colaborar no diagnóstico e prognóstico das enfermidades miocárdicas, embora, não determinem o mecanismo da lesão.

    Setembro - v. 11, No. 09, p. 840-946 (2017)
  • O objetivo deste estudo foi identificar as alterações dos marcadores bioquímicos de danos hepáticos em cães naturalmente infectados por Leishmania sp. de acordo com as diferentes formas clínicas apresentadas por esses animais. Sangue de 41 cães sororreagentes nos testes de ELISA e positivos nos testes imunocromatográfico e parasitológico de linfonodo, foram colhidos por venopunção e acondicionadas em tubo sem anticoagulante para obtenção de soro e mensuração de colesterol total, triglicerídeos, ureia, fosfatase alcalina, gamma glutamiltransferase, alanina aminotransferase, proteínas totais e albumina. Realizou-se a estratificação em grupos de acordo com a sintomatologia clínica, em assintomáticos (7/41), oligossintomáticos (15/41) e sintomáticos (19/41). Hiperglobulinemia, hiperproteinemia e diminuição da razão Albumina:Globulina foram constatadas em todos os grupos com diferença estatística significativa para albumina (2,87 ±0,45 g/dL). Colesterol, fosfatase alcalina, alanina aminotransferase e gamma glutamiltransferase permaneceram dentro dos intervalos de normalidade. As alterações encontradas nos marcadores bioquímicos de danos hepáticos sugerem que a leishmaniose visceral deve ser incluída no diagnóstico diferencial das hepatopatias, principalmente, nas áreas endêmicas para a enfermidade.

    Julho - v. 11, No. 07, p. 646-743 (2017)
  • A obesidade e o excesso de peso corporal são os problemas nutricionais mais comuns encontrados na medicina de pequenos animais e são caracterizados por acúmulo de gordura além do que é exigido para ótimo funcionamento do corpo. Suas causas, entre outras, são a sobrecarga no fornecimento de carboidratos e gorduras, castração e sedentarismo e seus efeitos negativos incluem maior incidência de doenças ortopédicas, cardiovasculares, diabetes e encurtamento do tempo de vida. Um dos maiores obstáculospara o estudo da obesidade em animais de companhia é a ausência de métodos simples e confiáveis para estimativa acurada da adiposidade e diagnóstico da obesidade e também a falta de cumplicidadedos proprietários na prevenção e tratamento da obesidade canina. Os programas de perda de peso em cães afetam positivamente os biomarcadores associados com doenças relacionadas à obesidade, como triglicerídeos, colesterol e tiroxina no sangue. 

    Abr. 1 - v. 4, No. 13, p. Art. 795-801 (2010)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões