Resultado da pesquisa

  • Cães e gatos são os principais animais de estimação na maioria das cidades. Quando não há interesse dos tutores na reprodução animal torna-se oportuno a apresentação pelo medico veterinário, dos métodos contraceptivos disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada um. São eles por meios cirúrgicos ou por medicação hormonal, alvo de estudo desse trabalho. Os progestágenos são análogos sintéticos da progesterona e mimetizam os efeitos do corpo lúteo, e são utilizados na fêmea felina para a supressão ou adiamento do estro. Normalmente na gata a progesterona é um hormônio produzido pelo corpo lúteo e também pela placenta para manutenção da prenhez. O objetivo desse estudo foi analisar quantitativamente a relação da idade, uso de fármacos contraceptivos e as principais patologias associadas em gatas. As patologias foram: aborto, piometra, neoplasia mamária e hiperplasia mamária em gatas atendidas no período de janeiro de 2012 a julho de 2014 no Hospital Veterinário Universitário Jeremias Pereira da Silva, da Universidade Federal do Piauí.

    Março - v. 11, No. 03, p. 207-312 (2017)
  • As cadelas são animais multíparas de gestação curta, que produzem em geral, proles numerosas que podem atingir a maturidade sexual a partir de seis meses de idade. Na atualidade, o controle populacional da espécie canina e consequentemente das zoonoses deve ser contemplado em programas ou políticas públicas pelos gestores municipais e estaduais. A esterilização cirúrgica constitui a principal medida para esse controle. As drogas anticonceptivas principalmente as injetáveis para prevenir ou retardar o cio ou estro e não permitir uma fertilidade futura, foram muito utilizadas na década de 80 e no início de 90 e continuam até os dias de hoje. O objetivo deste trabalho é analisar a prevalência e as principais implicações associadas ao uso de anticoncepcionais em cadelas atendidas no Hospital Veterinário Universitário “Médico Veterinário Jeremias Pereira da Silva” da Universidade Federal do Piauí, no período de janeiro de 2012 a julho de 2014, onde pôde-se concluir que o uso de anticoncepcionais possivelmente está relacionado com a alta ocorrência de casos de piometra, neoplasia mamária e aborto.

    Fevereiro - v. 11, No. 02, p. 103-206 (2017)
  • de pus no lumen uterino, devido ao fechamento funcional da cérvix.  O ozônio é um gás altamente instável, incolor e com alto poder microbicida, que vem sendo utilizado como uma alternativa barata, confiável, prática e sem efeitos colaterais, no tratamento de várias doenças em humanos e animais. No presente trabalho, tratou-se uma vaca com piometra com água ozonizada por 16 dias, sendo feitas seis aplicações com intervalos de três dias entre as aplicações.  No final do tratamento, o animal apresentou-se totalmente curado da piometra pelos exames clínicos e de ultrassom, confirmando assim o ozônio como tratamento alternativo, barato e sem nenhum efeito colateral.

    Abr. 1 - v. 4, No. 13, p. Art. 795-801 (2010)

Idioma

Conteúdo da revista

Edicões