Visão geral sobre reprodução de peixes teleósteos: da anatomia à sinalização molecular

Autores

  • HELDER OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • CRISTIELLE NUNES SOUTO Doutoranda em Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, Departamento de Zootecnia, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • THIAGO MORAES DE FARIA 2Mestrando em Biociência Animal da Universidade Federal de Goiás, Centro de Ciências Biológicas, Jataí, Goiás, Brasil.
  • ROBERTA MARTINS ROSA Professora do curso de Zootecnia no Instituto Federal Goiano, Campus Morrinhos, Morrinhos, Goiás, Brasil.
  • LÁZARA ALINE SIMÕES SILVA Graduanda em Engenharia Florestal da Universidade Federal de Goiás, Centro de Ciências Agrárias, Goiás, Brasil.
  • MILENA APARECIDA FERREIRA CAMPOS Graduanda em Zootecnia da Universidade Federal de Goiás, Centro de Ciências Agrárias, Jataí, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N11.1175-1187

Palavras-chave:

gametogênese,hormônio indutor de maturação,melatonina,sinalização molecular

Resumo

Um dos principais objetivos da na reprodução e peixes é a produção de um grande número de gametas viáveis e alta sobrevivência da prole. Nos últimos anos, foram realizados importantes progressos na melhoria da eficiência na produção de gametas e viabilidade da prole. No entanto, existem lacunas importantes no que diz respeito ao compreendimento dos processos dinâmicos fisiológicos associados à gametogênese. O conhecimento das estruturas que compõe as gônadas, bem como o todos os mecanismos neuroendócrinos e de sinalização molecular é de extrema importância na elaboração de protocolos reprodutivos de peixes. Entre os desafios encontrados, destaca-se a ampla gama de espécies de peixes de diferentes famílias, os quais, na maioria das vezes, possuem mecanismos fisiológicos espécie-específico. No mecanismo neuroendócrino da reprodução de peixes é dado ênfase ao Hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), neurotransmissor produzido e secretado pelo hipotálamo, que atua como fator estimulador na liberação de LH e, em menor grau, do FSH. Os hormônios gonadotróficos folículo estimulante e luteinizante (FSH e LH) atuam como os principais reguladores durante a vitelogênese e maturação dos gametas. Acreditava-se que a melatonina estaria envolvida no mecanismo neuroendócrino como resposta ao fotoperíodo, inibindo a liberação de GnRH. Recentemente, estudos evidenciaram que a melatonina atua também acelerando a ação do hormônio indutor da maturação (MIH) e, consequentemente, a retomada do ciclo celular meiótico. Desta forma, o objetivo desta revisão é esclarecer os mecanismos fisiológicos da reprodução de peixes teleósteos, partindo da descrição da morfologia das gônadas, compreendimento dos mecanismos neuroendócrinos e da sinalização molecular.

Downloads

Publicado

08-09-2017

Edição

Seção

Reprodução animal

Como Citar

Visão geral sobre reprodução de peixes teleósteos: da anatomia à sinalização molecular. (2017). Pubvet, 11(11). https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N11.1175-1187

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)