Alimentos alternativos da agricultura familiar como proposta em rações para Tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818)

Autores

  • Fabricio da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Luciano Ramos de Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA Campus Castanhal
  • Alcione Antonia Nascimento de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA Campus Castanhal
  • Débora Tatyane Oliveira Xavier Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA Campus Belém
  • Antônia Rafaela Gonçalves Macedo Universidade Federal do Pará, UFPA Campus Castanhal
  • Adebaro Alves dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA Campus Castanhal
  • Lian Valente Brandão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA Campus Castanhal
  • Raimundo Aderson Lobão de Souza Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA Campus Belém

DOI:

https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.103-112

Palavras-chave:

Cadeia produtiva, piscicultura, nutrição, sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi valorizar os resíduos encontrados no âmbito da agricultura familiar como proposta em rações para tambaqui Colossoma macropomum. A pesquisa foi realizada na Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar do Município de Tomé-Açu (APRAFAMTA), localizada na comunidade de Santa Luzia, Estado do Pará/Brasil. O percurso metodológico consistiu na utilização de uma abordagem qualitativa, com base de natureza exploratória e pesquisa bibliográfica, além das visitas técnicas às instalações de cultivo agrícola e no setor da agroindústria. Para isto, foram utilizadas as ferramentas metodológicas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), bem como, as observações in loco, entrevistas e caminhadas transversais. Na comunidade, foram encontrados resíduos das principais atividades: açaí, acerola, banana, cacau, cupuaçu, goiaba, manga, maracujá e pupunha. Além destas, algumas famílias apresentam o cultivo de arroz, feijão e mandioca, com perspectivas de uso na nutrição de tambaquis. Portanto, considerando a redução de custos resultante do uso de alimentos alternativos para a espécie, sugere-se então a utilização desses resíduos, no sentido de minimizar os entraves pelo preço das rações comerciais dentro da cadeia produtiva, bem como, reduzir os impactos advindos do lançamento inadequado no meio ambiente.

Downloads

Publicado

06-02-2017

Edição

Seção

Agronegócio

Como Citar

Alimentos alternativos da agricultura familiar como proposta em rações para Tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818). (2017). Pubvet, 11(02). https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N2.103-112

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)