v. 11 No. 02 p. 103-206 (2017) >>

Alimentos alternativos da agricultura familiar como proposta em rações para Tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818)

  • Alimentos alternativos da agricultura familiar como proposta em rações para Tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818)

    Fabricio Nilo Lima da Silva, Luciano Ramos de Medeiros, Alcione Antonia Nascimento de Lima, Débora Tatyane Oliveira Xavier, Antônia Rafaela Gonçalves Macedo, Adebaro Alves dos Reis, Lian Valente Brandão, Raimundo Aderson Lobão de Souza

    Resumo

    O objetivo deste estudo foi valorizar os resíduos encontrados no âmbito da agricultura familiar como proposta em rações para tambaqui Colossoma macropomum. A pesquisa foi realizada na Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Agricultura Familiar do Município de Tomé-Açu (APRAFAMTA), localizada na comunidade de Santa Luzia, Estado do Pará/Brasil. O percurso metodológico consistiu na utilização de uma abordagem qualitativa, com base de natureza exploratória e pesquisa bibliográfica, além das visitas técnicas às instalações de cultivo agrícola e no setor da agroindústria. Para isto, foram utilizadas as ferramentas metodológicas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), bem como, as observações in loco, entrevistas e caminhadas transversais. Na comunidade, foram encontrados resíduos das principais atividades: açaí, acerola, banana, cacau, cupuaçu, goiaba, manga, maracujá e pupunha. Além destas, algumas famílias apresentam o cultivo de arroz, feijão e mandioca, com perspectivas de uso na nutrição de tambaquis. Portanto, considerando a redução de custos resultante do uso de alimentos alternativos para a espécie, sugere-se então a utilização desses resíduos, no sentido de minimizar os entraves pelo preço das rações comerciais dentro da cadeia produtiva, bem como, reduzir os impactos advindos do lançamento inadequado no meio ambiente.

    Palavras-chave

    Cadeia produtiva , piscicultura , nutrição , sustentabilidade

    Texto completo:

Fevereiro

Idioma

Conteúdo da revista