Mastite em rebanhos bubalinos e sua suscetibilidade a antimicrobianos

Autores

  • Alan Mesquita Universidade Federal de Lavras
  • Geraldo Marcio da Costa Professor da Universidade Federal de Lavras, Departamento de Medicina Veterinária. Lavras –MG Brasil.
  • Flavio Vieira Martins de Almeida Químico da Universidade Federal de Lavras, mestrando em Agroquímica pela Universidade Federal de Lavras, Departamento de Química. Lavras –MG, Brasil.
  • Fabiana Alves Demeu Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia, doutoranda em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras, Departamento de Medicina Veterinária. Lavras –MG Brasil.
  • Eduardo Mitke Brandão Reis Professor Universidade Federal do Acre, doutorando em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras, Departamento de Medicina Veterinária. Lavras –MG Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.62-73

Palavras-chave:

búfalas, contagem de células somáticas, contagem bacteriana total, leite

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar os principais patógenos causadores da mastite em rebanhos de búfalas, correlacionar a presença destes patógenos com os índices de qualidade de leite e avaliar o perfil de suscetibilidade dos microrganismos encontrados aos principais antibióticos utilizados no controle da mastite, e também elucidar quais os fatores de risco presentes nas propriedades na qual há presença da mastite. Os resultados demonstraram que a mastite é a principal doença infecciosa, e que traz grandes perdas na produtividade individual, e uma das possibilidades para os índices de produção individual das búfalas serem abaixo do esperado, pode estar correlacionada com a presença desta doença nos rebanhos de bubalinos do Brasil.

Downloads

Publicado

06-02-2017

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

Mastite em rebanhos bubalinos e sua suscetibilidade a antimicrobianos. (2017). Pubvet, 11(01). https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n1.62-73

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)