• Raquel Lima Salgado
  • Zander Barreto Miranda
  • Rogério Tortelly

inspeção, fígado, bovinos, helmintos

Com objetivo de fornecer bases histopatológicas para apoio diagnóstico ao Serviço de Inspeção na doença hepática dos bovinos, foram estudados, histopatologicamente, 148 amostras de fígados bovinos provenientes da região Norte Fluminense- RJ. Estes apresentavam lesões nodulares de consistência firme, microscopicamente caracterizadas por necrose central, envolta por rico infiltrado inflamatório misto, cuja periferia tinha constituição fibrocalcária. A mineralização era frequentemente linear, acompanhava a disposição fibrosa da cápsula. Células gigantes eram comumente notadas fagocitando fragmentos calcários.Em dois casos foram observados restos de parasitas, sendo somente um deles identificado, como cestóide, pela presença de corpúsculos calcários e ventosas, contudo, todos os casos apresentavam aspectos típicos de migração de larvas de helmintos.

19-09-2015

Apoio histológico ao serviço de inspeção do Norte Fluminense-RJ na doença hepática dos bovinos. (2015). Pubvet, 4(22). https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/2544