Erliquiose x Babesiose canina: relato de caso

• Zuliete Aliona Araujo de Souza Fonseca
  • Êlika Suzianny Sousa
  • Edinaidy Suianny Rocha de Moura

Babesia canis, Ehrlichia canis, Cão.

As hemoparasitoses babesiose e erliquiose canina frequentemente estão associadas. Transmitidas pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus, parasitam células como neutrófilos e eritrócitos, causando anemia acentuada, apatia, perda de peso, anorexia, epistaxe, febre, petéquias, dentre outras manifestações clínicas. Durante atendimento veterinário domiciliar, na anamnsese, observou-se um cão com 8 anos de idade, raça fila brasileiro, com falta de apetite, há 3 dias. Em exame clínico, constatou-se que o animal apresentava-se ofegante, mucosas ocular e oral hipocoradas, apatia e infestação leve por carrapatos. Para confirmação do diagnóstico, foi realizado hemograma com pesquisa de hematozoários, que resultou em alterações nas séries vermelha e branca, plaquetas gigantes, abaixo dos valores de referência, além da visualização de Babesia canis parasitando hemácias. Para tratamento, foram utilizados o dipropionato de imidocarb, oxitetraciclina, suporte vitamínico e tratamento externo contra o parasitismo por carrapato. O prognóstico é bom, embora apresente cura aparente, o animal continua portador, podendo ocorrer recidivas da doença, sendo necessário assim, o controle constante do artrópode transmissor.

11-09-2015

1 2 > >>