Isolamento e identificação de microrganismos causadores de otites em cães

• Edinaidy Suianny Rocha de Moura
  • Zuliete Aliona Araujo de Souza Fonseca
  • Francisco Marlon Carneiro Feijó
  • Kilder Dantas Filgueira
  • Jean Berg Alves da Silva

Malassezia pachydermatis, Staphylococcus, Otites.

A otite trata-se da inflamação do conduto auditivo e são causadas por inúmeros fatores, tais como fungos, bactérias, ácaros entre outros. O estudo teve por objetivo identificar os principais agente causadores das otopatias, assim como a ocorrência destas no que diz respeito a raça, idade e sexo dos animais acometidos. Durante atendimento veterinário foram coletadas amostras utilizando “Awabs” estéreis de cães com otite clínica. As amostras coletadas foram enviadas ao Laboratório de Microbiologia da Universidade Rural do Semi Àrido-UFERSA, onde foram realizadas diversas provas bioquímicas e analisa das características macroscópica e microscópicas das colônias. Os principais agentes causadores de otites em cães foram a bactéria Staphylococcus coagulase, seguida pela levedura Malassezia pachydermatis. Os cães da raça SRD e do sexo masculino foram os mais acometidos, e que a otite afeta principalmente os cães adultos, sendo uma doença relevante na clinica veterinária.

11-09-2015

Isolamento e identificação de microrganismos causadores de otites em cães. (2015). Pubvet, 4(02). https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/2685

1 2 > >>