Suprimento arterial para as glândulas adrenais de lobo marinho Arctocephalus australis Zimmerman, 1783 (Pinnipedia, Otariidae)

Autores

  • André Luiz Quagliatto Santos
  • Lorena Tannús Menezes
  • Fernando Moraes Machado Brito
  • Arthur Paulino Sanzo Kaminishi
  • Tatiana Grillo Leonardo
  • Tatiana Lucena Pimentel
  • Natália Siqueira D'Aparecida

DOI:

Palavras-chave:

Arctocephalus australis, Artérias, Glândula adrenal, Anatomia

Resumo

Estudou-se em um Arctocephalus australis, fêmea, adulto, proveniente do CETAS (Centro de Resgate e Triagem de Animais/ IBAMA) do Estado de Santa Catarina, Brasil, a irrigação de suas glândulas adrenais, com propósito de avaliar aspectos sistemáticos relativos à origem, quantidade e distribuição territorial dos ramos arteriais encarregados da nutrição de seus parênquimas. Para tanto foi injetada uma solução corada de Neoprene Látex “450”, via artéria aorta descendente torácica e em seguida fixado com solução aquosa de formol a 10% via veias jugulares externas e posteriormente dissecados os vasos em questão. Tal conduta mostrou-nos que: a glândula adrenal direita é irrigada pela artéria aorta descendente abdominal através de um ramo, através de um ramo da artéria celíaca, três ramos da quinta artéria lombar direita e de três ramos da artéria renal direita. A glândula adrenal esquerda é vascularizada por dois ramos colaterais procedentes da artéria aorta descendente abdominal, um colateral da artéria celíaca e outro da quarta artéria lombar esquerda, além de outros dois ramos da artéria renal esquerda e um da artéria ovárica esquerda. Suas dimensões são 26,00 mm e 17,20 mm de comprimento, 9,40 mm e 9,30 mm de largura e 3,15 mm e 7,00 mm de espessura, respectivamente para a direita e esquerda.

Downloads

Publicado

11-09-2015

Edição

Seção

Medicina veterinária

Como Citar

Suprimento arterial para as glândulas adrenais de lobo marinho Arctocephalus australis Zimmerman, 1783 (Pinnipedia, Otariidae). (2015). Pubvet, 5(11). https://ojs.pubvet.com.br/index.php/revista/article/view/2344

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>