• Edineth Freitas Assunção
  • Isaura Maria Ferreira
  • Héberly Fernandes Braga

Bovinos. Cisticercose. Inspeção sanitária. Prevalência. Tuberculose.

Cisticercose bovina e tuberculose não manifestam sintomas de imediato e o fazendeiro só se dá conta destas enfermidades, quando há perdas econômicas e descarte do animal. Objetivou-se com este estudo realizar levantamento de cisticercose e tuberculose em carcaças bovinas abatidas em um frigorífico exportador na cidade de Campina Verde-MG, quantificando a incidência destas zoonoses nos municípios fornecedores. Os dados fornecidos a este trabalho foram obtidos a partir da análise documental fornecida pela equipe do Serviço de Inspeção Federal - SIF, junto ao Grupo Minerva, em Campina Verde/MG, durante o período de Janeiro a Junho de 2013. Foi abatido neste período um total de 72.434 bovinos, provenientes de 57 municípios do Estado de Minas Gerais, sendo diagnosticados 1.533 casos de cisticercose e 74 casos de tuberculose. Dez municípios tiveram maior quantidade de animais para abate, neste período com prevalência aparente da cisticercose variando de 2,05% a 5,06%. Em 20 municípios dos 57 analisados, foi detectada a tuberculose bovina. Sendo que a maior incidência da doença foi nas cidades: Campina Verde com 12 casos, Itapagipe 13 casos, Patrocínio e Prata com 7 casos. Os resultados demonstram que o conhecimento destas doenças em determinada região ajuda no controle, prevenção e orientação aos produtores rurais a fim de erradicar essas zoonoses.

10-09-2015

Prevalência de cisticercose e tuberculose bovina em frigorífico exportador de Campina Verde, MG. (2015). Pubvet, 8(19). https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n19.1783